Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

TST condena empresa em R$ 200.000,00 a cobrador de ônibus doente, por sofrer inúmeros assaltos enquanto trabalhava.

há 4 anos

Os assaltos eram realizados mediante emprego de armas de fogo, facas e outros objetos. O cobrador sofreu agressões físicas e ameaças de morte, o que culminou em doença ocupacional equiparada a acidente do trabalho, conforme documentos e laudo pericial.

O entendimento é de que a Reclamada estava ciente das execuções dos serviços prestados e o alto risco de acidentes que tem no local e deveria fiscalizar e assegurar a prevenção nos acidentes trabalhadores que prestam suas atividades laborais.

De acordo com o voto do Ministro Relator ALEXANDRE AGRA BELMONTE:

“...venho reiteradamente manifestando o entendimento de que o dever do Estado em promover a segurança pública não exclui a responsabilidade civil da empresa, que decorre do risco acentuado imanente à atividade empresarial que expõe seus empregados à potencialidade de danos no desempenho de suas funções.

Nessas circunstâncias, o dano se dá in res ipsa (pela força dos próprios atos), ou seja, independe da demonstração do abalo psicológico sofrido pela vítima, demandando tão somente a comprovação dos fatos que ensejaram o pedido de indenização.”

Corte Superior firma ainda:

“No caso, não há dúvida de que a atividade econômica da empregadora oferece risco acentuado à integridade física de seus empregados, uma vez que o transporte urbano é sabidamente visado por criminosos, ante a facilidade de se acessar o dinheiro do caixa. Ademais, há registro de que foram alguns episódios de assalto por ele sofridos, fatos aptos a caracterizar a atividade como de risco, diante da exposição, em potencial, da integridade física e psíquica de seus empregado.”

Fonte: PROCESSO No TST-RR-1000334-86.2017.5.02.0342

  • Sobre o autorTRABALHO, TRANSPARÊNCIA, COMPROMISSO, EMPATIA E FÉ EM DEUS!
  • Publicações21
  • Seguidores14
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações132
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tst-condena-empresa-em-r-200000-00-a-cobrador-de-onibus-doente-por-sofrer-inumeros-assaltos-enquanto-trabalhava/776182622

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Os assaltos são situações que o patrão não consegue evitar. continuar lendo

Olá Dr Maciel!
Primeiramente, gratidão, por seu apontamento.
Então, Doutor, sim. Contudo o entendimento do TST foi de que “prevalece no Direito do Trabalho a Teoria do Risco Negocial, que enseja a atribuição da responsabilidade objetiva ao empregador, impondo a este a obrigação de indenizar os danos sofridos pelo empregado, independentemente de culpa, quando a atividade da empresa
propicie, por si só, riscos à integridade física do empregado.”

Portanto, no entendimento descrito no acórdão supra, considerando que a Reclamada estava ciente das execuções dos serviços prestados e o alto risco de acidentes, tem o dever de fiscalizar e assegurar a prevenção nos acidentes acometidos aos trabalhadores. continuar lendo